IPI NA 3a EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA DOS DG DAS INSTITUIÇÕES QUE ADMINISTRAM A PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Os  Directores Gerais dos institutos da Propriedade Intelectual (PI) em Africa reuniram se na cidade de praia, Cabo Verde, para a terceira conferencia dos Directores de PI (HIPOC). A conferencia anual, que teve lugar de 6 a 8 de Junho de 2024, foi organizada pela Organização Regional Africana da Propriedade Intelectual (ARIPO), em colaboração com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), e organizada pelo Instituto qualidade e Propriedade  Intelectual de Cabo Verde.

A conferencia se realizou pela terceira vez consecutiva, tornou-se um evento anual que proporciona uma plataforma para os directores dos institutos da PI debaterem os desenvolvimentos relacionados com a Propriedade Industrial  nos Estados-Membros da PI e  adotarem uma abordagem coerente e eficiente para a implementação da assistência técnica oferecida pela OMPI e outros parceiros.

Neste evento a delegação moçambicana foi chefiada pela  Sra. Sheila Canda-Directora Geral do IPI,IP, acompanhada pelos senhores Paulo Azevedo da Graça e Esperança LourençoMuarapaz, Chefe de Departamento Autonomo de planificação  e Estudos e Chefe de Departamento de Administra­ção e Finanças, respectivamente.

Neste evento foram abordados vários aspectos, tais como  a liderança, gestão, a inteligência artificial, inovação aliados  a visão actual e desafios do futuro. E para  IPI,IP constituiu um grande momento de aprendizagem  e harmonização de alguns mecanismos  e procedimentos que fortalecerão e gestão e prosperidade institucional alinhada a visão geral das congéneres como Estados m embros da ARIPO e da OMPI

 

65ª SÉRIE DAS ASSEMBLEIAS DA OMPI

Teve início hoje em Genebra capital da Suíça, a 65a Série das Assembleias dos Estados membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Nestas Assembleias que irão decorrer de 09 a 17 de Julho de 2024, Moçambique faz-se presente través de uma delegação encabeçada pela Directora Geral do IPI, IP, Sheila Canda e que integra mais dois quadros da instituição, nomeadamente, Flávio Malenge, Director de Administração e Finanças e Recursos Humanos e Fernando Massingue, Director de Comunicação e Marketing.

A delegação moçambicana a 65ª  Série das Assembleias da OMPI é chefiada por S. Excia Dr. Geraldo Saranga, embaixador de Moçambique junto às Nações Unidas em Genebra.

SEMINÁRIOS SOBRE O TRATADO DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE PATENTES (PCT) PARA MOÇAMBIQUE

Decorreu no dia 01 de Julho de 2024, no Hotel Sena na Cidade da Beira, o seminário Sobre o Tratado de Cooperação em Matérias de Patente (PCT).

O evento contou com a presença de 41 participantes provenientes de diversas instituições de ensino e investigação, sediadas na cidade da Beira.

A abertura foi presidida  pelo Exmo senhor Director Geral Adjunto do IPI.IP, Dr. Dito Nhantumbo

O seminário tinha como objectivo disseminar o uso do sistema PCT e aprofundar conhecimentos sobre procedimentos para o registo de direitos sobretudo as inovações.

 

IPI BUSCANDO PARCERIAS ESTRATÉGICAS EM GENEBRA

A Directora Geral do IPI, IP Dra. Sheila Canda, que se encontra a participar na Conferência Diplomática sobre os Recursos Genéticos Associados aos Conhecimentos Tradicionais, na sede da OMPI em Genebra, manteve encontros em separado com a  Embaixadora de Singapura acreditada na Suiça, Sua Excia. Rena Lee e com o senhor Roberto Perez Gomes, Assistente Técnico Sénior na Divisão de Cooperação Internacional do PCT da OMPI.

O encontro com Sua Excia Embaixadora teve por objetivo a troca de impressões e de possível cooperação sobre aspectos relativos a propriedade industrial. É do interesse do IPI, buscar nas instituições da Propriedade Industrial consolidadas, experiências e ao mesmo tempo procurar, parcerias para a componente formação.

 

O encontro entre o DG do IPI, IP e o representante da OMPI foi no espírito de

reforçar a cooperação existente entre ambas instituições. Um dos frutos deste encontro com a OMPI é a realização de dois seminários sobre o PCT, que terão lugar nas Províncias de Sofala e de Nampula nos dias 1 e 3 de Julho.

A OMPI, é um parceiro estratégico de Moçambique e em especial do IPI. Neste momento está a apoiar  na Revisão da Estratégia da Propriedade intelectual e na Criação pela primeira vez em Moçambique de uma Política da Propriedade Intelectual.