65ª SERIE DAS ASSEMBLEIAS GERAIS DOS ESTADOS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Moçambique participou, de 09 a 17 de Julho em Genebra capital da Suiça, na 65ª série de Reuniões das Assembleias Gerais dos Estados Membros da Organização Mundial da Propriedade intelectual (OMPI).

A delegação de Moçambique para este evento foi composta por Geraldo Saranga, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário e Representante Permanente de Moçambique junto às Nações Unidas em Genebra, Sheila Canda Directora Geral do IPI, IP, Sheila  Afonso Conselheira Comercial na embaixada de Moçambique junto das Nações Unidas em Genebra, Flávio Malenge, Director de Administração e Finanças e Recursos Humanos e Fernando Massingue, Director de Comunicação e Marketing.

A cerimónia de abertura do evento, foi presidida pelo Director Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual o Senhor Daren Tang. Tomando a palavra, o Director-Geral da OMPI, endereçou cumprimentos aos delgados de todos os estados membros da OMPI, desejando boas vindas a um evento com o maior número de participantes na historia das Assembleias Gerais da OMPI, apelou aos participantes para que continuassem a trabalhar juntos como uma comunidade, implementando as práticas, as normas, os padrões e as políticas que possam tornar a Propriedade Intelectual um factor impulsionador para o desenvolvimento e inovação dos países em vias de desenvolvimento.

Moçambique fez a sua intervenção no segundo dia de trabalho, tendo manifestado o seu agradecimento a OMPI pelo apoio na sua missão de promover a inovação, a criatividade, a assistência técnica na componente de capacitação institucional, e na implementação de projectos que tem a ver com modernização do sistema de registo dos direitos da propriedade intelectual (DPIs).

A 65ª série de Reuniões das Assembleias Gerais dos Estados Membros da OMPI, tinha como objectivo avaliar o grau de implementação do plano anual das actividades da OMPI, tendo de seguida, os órgãos diretivos da mesma apresentado os relatórios dos vários comités realizados, dos programas implementados e dos acordos e tratados aprovados e ratificados.

IPI NA 3a EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA DOS DG DAS INSTITUIÇÕES QUE ADMINISTRAM A PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Os  Directores Gerais dos institutos da Propriedade Intelectual (PI) em Africa reuniram se na cidade de praia, Cabo Verde, para a terceira conferencia dos Directores de PI (HIPOC). A conferencia anual, que teve lugar de 6 a 8 de Junho de 2024, foi organizada pela Organização Regional Africana da Propriedade Intelectual (ARIPO), em colaboração com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), e organizada pelo Instituto qualidade e Propriedade  Intelectual de Cabo Verde.

A conferencia se realizou pela terceira vez consecutiva, tornou-se um evento anual que proporciona uma plataforma para os directores dos institutos da PI debaterem os desenvolvimentos relacionados com a Propriedade Industrial  nos Estados-Membros da PI e  adotarem uma abordagem coerente e eficiente para a implementação da assistência técnica oferecida pela OMPI e outros parceiros.

Neste evento a delegação moçambicana foi chefiada pela  Sra. Sheila Canda-Directora Geral do IPI,IP, acompanhada pelos senhores Paulo Azevedo da Graça e Esperança LourençoMuarapaz, Chefe de Departamento Autonomo de planificação  e Estudos e Chefe de Departamento de Administra­ção e Finanças, respectivamente.

Neste evento foram abordados vários aspectos, tais como  a liderança, gestão, a inteligência artificial, inovação aliados  a visão actual e desafios do futuro. E para  IPI,IP constituiu um grande momento de aprendizagem  e harmonização de alguns mecanismos  e procedimentos que fortalecerão e gestão e prosperidade institucional alinhada a visão geral das congéneres como Estados m embros da ARIPO e da OMPI

 

65ª SÉRIE DAS ASSEMBLEIAS DA OMPI

Teve início hoje em Genebra capital da Suíça, a 65a Série das Assembleias dos Estados membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Nestas Assembleias que irão decorrer de 09 a 17 de Julho de 2024, Moçambique faz-se presente través de uma delegação encabeçada pela Directora Geral do IPI, IP, Sheila Canda e que integra mais dois quadros da instituição, nomeadamente, Flávio Malenge, Director de Administração e Finanças e Recursos Humanos e Fernando Massingue, Director de Comunicação e Marketing.

A delegação moçambicana a 65ª  Série das Assembleias da OMPI é chefiada por S. Excia Dr. Geraldo Saranga, embaixador de Moçambique junto às Nações Unidas em Genebra.

SEMINÁRIOS SOBRE O TRATADO DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE PATENTES (PCT) PARA MOÇAMBIQUE

Decorreu no dia 01 de Julho de 2024, no Hotel Sena na Cidade da Beira, o seminário Sobre o Tratado de Cooperação em Matérias de Patente (PCT).

O evento contou com a presença de 41 participantes provenientes de diversas instituições de ensino e investigação, sediadas na cidade da Beira.

A abertura foi presidida  pelo Exmo senhor Director Geral Adjunto do IPI.IP, Dr. Dito Nhantumbo

O seminário tinha como objectivo disseminar o uso do sistema PCT e aprofundar conhecimentos sobre procedimentos para o registo de direitos sobretudo as inovações.

 

IPI BUSCANDO PARCERIAS ESTRATÉGICAS EM GENEBRA

A Directora Geral do IPI, IP Dra. Sheila Canda, que se encontra a participar na Conferência Diplomática sobre os Recursos Genéticos Associados aos Conhecimentos Tradicionais, na sede da OMPI em Genebra, manteve encontros em separado com a  Embaixadora de Singapura acreditada na Suiça, Sua Excia. Rena Lee e com o senhor Roberto Perez Gomes, Assistente Técnico Sénior na Divisão de Cooperação Internacional do PCT da OMPI.

O encontro com Sua Excia Embaixadora teve por objetivo a troca de impressões e de possível cooperação sobre aspectos relativos a propriedade industrial. É do interesse do IPI, buscar nas instituições da Propriedade Industrial consolidadas, experiências e ao mesmo tempo procurar, parcerias para a componente formação.

 

O encontro entre o DG do IPI, IP e o representante da OMPI foi no espírito de

reforçar a cooperação existente entre ambas instituições. Um dos frutos deste encontro com a OMPI é a realização de dois seminários sobre o PCT, que terão lugar nas Províncias de Sofala e de Nampula nos dias 1 e 3 de Julho.

A OMPI, é um parceiro estratégico de Moçambique e em especial do IPI. Neste momento está a apoiar  na Revisão da Estratégia da Propriedade intelectual e na Criação pela primeira vez em Moçambique de uma Política da Propriedade Intelectual.