rua

Search

ZCLCA

A DIRECTORA GERAL DO IPI, IP, FALA SOBRE O ACORDO DA ZONA DO COMÉRCIO LIVRE CONTINENTAL AFRICANA NO SEMINÁRIO SOBRE OFERTA TARIFÁRIA DE MOÇAMBIQUE PARA A ZONA DO COMERCIO LIVRE CONTINENTAL AFRICANA

O Instituto da Propriedade Industrial, IP (IPI,IP) participou do “SEMINÁRIO DE  CONSULTA SOBRE OFERTA TARIFÁRIA DE MOÇAMBIQUE PARA A ZONA DO COMERCIO LIVRE CONTINENTAL AFRICANA (ZCLCA)” no dia 13 do corrente mês no Hotel “Indy Village na cidade de  Maputo.

O seminário tinha por objectivo apresentar a oferta tarifária que Moçambique se propõem a apresentar até ao desarmamento da pauta aduaneira no contexto da ZCLCA, bem como partilhar as vantagens e implicações que a integração poderá trazer para o empresário Moçambicano em particular e para o Estado no geral. Foi apresentado igualmente a Estratégia Nacional de Moçambique para a ZCLCA e o respectivo plano.

A Directora Geral do IPI,IP, Sheila Canda, foi uma das painelistas e procedeu a apresentação do tema: “Acordo da Zona do Comércio Livre Continental Africana – Vantagens e oportunidades para a Promoção de Desenvolvimento Sustentável” na componente da propriedade intelectual.

Na ocasião Sheila Canda, abordou o conceito e a ideia do Sistema Pan-africano da Propriedade Intelectual – PAIPO; as vantagens para os empresários bem como para o Estado; os riscos ou ameaças bem como os desafios e apelou aos empresários para estarem atentos e preparados aos novos acontecimentos e tendências, sob pena de não tirarem vantagens da integração económica por falta de conhecimento do funcionamento do sistema.

 

 

agen sbobet