Moçambique participa de hoje até 03 de Junho, nas Maurícias, no Workshop sobre a promoção dos protocolos administrados pela ARIPO.

O Objectivo do evento é de disseminar sobre as vantagens da adesão dos vários protocolos entre os Estados-membro e permitir maior compreensão sobre os procedimentos.

A cerimónia de abertura esteve a cargo do Sr. Soomilduth Bholah, Ministro dos Negócios estrangeiros e comércio internacional das Maurícias que enfatizou a importância da existência de um organismo como a ARIPO como forma de fortificar e demonstrar as capacidades criativas do continente africano.

Tomaram parte do referido evento vinte (18) Estados Membros da ARIPO a saber; Botswana, Gâmbia, Ghana, Quênia, Lesoto, Libéria, Malawi, Moçambique, Namíbia, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe, Somália, Uganda, República Unida da Tanzânia, Zâmbia e Zimbábwe.

Refira-se que a ARIPO administra 5 protocolos sobre a propriedade intelectual nomeadamente, Protocolo de Harare (Sobre o Registo regional de Patentes, Modelos de Utilidade e Desenhos Industriais), Banjul (Registo regional de marcas), Arusha (registo regional de novas variedades de plantas), Kampala (registo voluntário de direitos de autor) e Swakpmound (registo regional de conhecimentos tradicionais e expressões folklore).

À esquerda: Florinda Correia, à direita: Nacívia Manjama