O Director Geral do IPI, Dr. José Joaquim Meque, acompanhado pela Dra. Nacívia Manjama, Directora Interina dos Serviços Centrais de Marcas e Patentes, participa na 62ª Sessão das Assembleias Gerais da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) a decorerrem de 14 a 22 de Julho de 2022, na cidade de Genebra-Suíça.

A delegação de Moçambique é chefiada por S.Excia Amadeu da Conceição, Embaixador de Moçambique junto das Nações Unidas em Genebra-Suiça, que na sua intervenção reconheceu o apoio da OMPI nos projectos de consolidação da Propriedade Intelectual nos países africanos e em particular para Moçambique.

Realçou igualmente a participação da OMPI nas jornadas lusófonas havidas em Lisboa-Portugal.

O Director Geral do IPI, manteve encontros de trabalho com a Divisão de Africa na OMPI, CPLP e ARIPO.

Do encontro com a Divisão de Africa na OMPI, foi reforçado o comprometimento da OMPI no apoio na elaboração da Política e Estratégia da Propriedade Intelectual, apoio na introdução do Cabrito de Tete no mercado europeu, realização de estudos e elaboração do caderno de especificações de arroz arromático da Zambézia e capacitação de quadros do IPI e agentes económicos em matérias de PCT e classificação de Viena.

 Com a CPLP, o DG do IPI, alinhou as contribuições para a implementação do memorando de entendimento assinado em Lisboa neste ano e a possibilidade de assinar outros acordos com os Escritório Europeu de Patentes (EPO) e a Organização da Propriedade Intelectual Europeia (EIPO) para a capacitação de países da CPLP em matérias de exame de marcas e apoio na valorização de produtos baseados na origem.

 No encontro com ARIPO, o objectivo foi de coordenar a preparação da realização do Conselho de Administração de ARIPO que terá lugar em Novembro de 2022 em Maputo-Moçambique. No mesmo encontro, foi confirmada a participação do Director Geral da OMPI no referido Conselho e verificado o ponto de situação das acções da matriz resultante do primeiro encontro do comité conjunto IPI-ARIPO.