Moçambique participa nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2021 em Victoria Falls, Zimbabwe, 18ª Sessão do Conselho de Ministros da ARIPO da Organização Regional Africana da Propriedade Intelectual (ARIPO). (leia mais...)

Participam na referida sessão 9 Ministros representantes dos 21 Estados-membro da ARIPO, nomeadamente Eswatini, Gambia, Ghana, Libéria, Malawi, Namíbia, Zâmbia, Zimbabwe e Uganda. A Delegação de Moçambique é chefiada pelo Excelentíssimo Secretario Permanente do Ministério da Indústria e Comércio, Dr. Jorge Jairoce que faz-se acompanhar pelo Director Geral do IPI, Dr. José Meque e pelo Director Geral do Instituto Nacional de Indústrias Culturais Criativas, Dr. Ivan Bonde.
A cerimónia de Abertura foi dirigida por S.Excia Emmerson Mnangagwa, Presidente da República do Zimbabwe que manifestou o seu comprometimento com as actividades desenvolvidas pela ARIPO encorajando a criação de um ambiente capaz de mitigar os efeitos da globalização, valorizando os activos de África e melhor preparar os Estados-membro para competir com as economias mais desenvolvidas.
Na sua intervenção, Mnangagwa desafiou os Estados-Membro da ARIPO para privilegiar a propriedade intelectual e estimular a utilização desta ferramenta como factor crucial para promover a criatividade e inovação através do uso do conhecimento, bem como a modernização dos serviços da propriedade intelectual de modo a facilitar o acesso dos detentores de direitos da propriedade intelectual e melhor enfrentar adversidades como a pandemia da Covid-19 mantendo o mesmo padrão de eficiência.
Refira-se que o Conselho de Ministros da ARIPO reúne-se periodicamente de dois em dois anos e este constitui o órgão que guia o Secretariado do Conselho de Administração no desenvolvimento de políticas e iniciativas que promovam a criatividade e inovação nos países da região.