Instituído em 2009, por ocasião das celebrações do 10º aniversário da Propriedade Industrial em Moçambique, o concurso “Melhor Monografia em Propriedade Intelectual” é uma iniciativa do Instituto da Propriedade Industrial levada a cabo em parceria com o escritório de marcas e patentes “Adams & Adams”, na qual concorrem estudantes universitários que tenham dissertado nas suas monografias temas relacionados com a PI.

A organização do aludido concurso tem por objectivo promover a investigação na área da propriedade intelectual, com vista à massificação do conhecimento das múltiplas vantagens decorrentes da protecção, uso e gestão estratégica dos direitos da propriedade intelectual por parte das empresas e organismos de pesquisa e desenvolvimento.

A cerimónia de divulgação dos resultados e premiação dos vencedores da 3ª edição do referido concurso foi dirigida pelo Director Geral do IPI, José Meque, e teve lugar na véspera das celebrações do Dia Mundial da Propriedade Intelectual e à margem da reunião de auscultação dos Agentes Oficiais da Propriedade Industrial (AOPI´s) realizada no dia 25 de Abril, num dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Maputo. Testemunharam o evento vários convidados entre estudantes, docentes e Agentes Oficiais da Propriedade Industrial.

Foram vencedores da 3ª edição do concurso em causa, designadamente Leonardo Nhavoto, Eugénio Manhiça e Milton Bande, primeiro, segundo e terceiro classificados, os quais receberam para além de certificados, prémios monetários no valor de 50, 30 e 20 mil meticais, respectivamente. Para além do prémio monetário, o concorrente classificado em primeiro lugar beneficiará ainda de um estágio profissional a decorrer nos escritórios da Adams & Adams em Maputo e em Pretória.